Fotos

Cyro José Soares

Cyro José Soares

Cyro José Soares nasceu em 1949, na cidade de Formiga, Minas Gerais, tendo vivido até os 18 anos em uma pequena propriedade da família, na zona rural. Seu grande interesse pela natureza vem dessa época e, desde cedo, também o seu gosto pela fotografia. Sempre que um parente da capital chegava com uma máquina fotográfica, pedia para vê-la, enquadrar, experimentar...

Em 1969, mudou-se para Belo Horizonte. Cyro fotografa profissionalmente desde 1980. É desse ano o registro de suas primeiras viagens pelo interior do Brasil.

Em 1983, fez sua primeira mostra fotográfica. Desde então, participa de vários projetos culturais e de diversas exposições e mostras no Brasil e no exterior. Cyro publicou seus trabalhos em várias revistas e livros especializados em fotografia ambiental em Minas Gerais e no Brasil, e tem vários prêmios em concursos fotográficos nacionais. Nos últimos anos, vem trabalhando frequentemente em levantamentos fotográficos ambientais. É especialista em macrofotografia, necessidade geral nesses projetos.

O destaque de seu trabalho são os temas de meio ambiente. Andou pelas regiões mais remotas do País, fotografando tanto a natureza como o homem que vive nessas paragens. Com isso, reuniu um acervo extremamente rico, com imagens de Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Guiana Francesa, Suriname, Pantanal Mato-grossense, Bahia e Minas Gerais. Em Minas, seu trabalho abrange todos os parques florestais do Estado.

Sua obra mais recente foi o lançamento, em 2008, do livro “Vereda, berço das águas”, com fotos das veredas do sertão mineiro, em coautoria com o geógrafo Ricardo Soares Boaventura.

http://www.cyrojose.com.br/

Copyright © 2009 - 2018 Grupo PlusSite desenvolvido por: Agência Digital - PlusCriar