Mensagem do Patrocinador

Lincoln Avelino de Barros

Prodoeste
Arapé

Conhecer para preservar.
Preservar para evoluir.
Uma viagem às belezas naturais do
Centro-Oeste mineiro

Meio ambiente é um dos temas mais importantes e controversos da atualidade. Abordá-lo sem manifestar um posicionamento coerente é algo extremamente difícil. Posicionar-se claramente sem gerar conflitos e contradições beira o impossível. Porém, ao discorrer sobre as grutas e cavernas da região Centro-Oeste de Minas Gerais, falar sobre meio ambiente torna-se indispensável.

Diante de tamanha exuberância, arrebata-nos um sentimento acalentador da presença divina, ao mesmo tempo em que uma repentina embriaguez em tanta beleza nos permite o devaneio de que o homem jamais deveria ter evoluído da época em que a sociedade, ainda não civilizada, vivia em cavernas.

Contemplados por horas a fio, esses milagres da natureza revelam, a cada olhar, uma nova arte ímpar esculpida, durante séculos ou milênios, pela ação perene do tempo. Essas obras, de infinita beleza e total singularidade, merecem a mesma proteção e admiração que devotamos a um “Da Vinci” ou a um “Michelangelo”. Elas formam um acervo ambiental da humanidade que deve permanecer intocado, preservado a todo custo.

A pedra calcária fornece minérios de grande importância e aplicações diversas como correção de solo, alimentação animal, construção civil, indústria química, entre outras. A sua exploração é imprescindível para a sobrevivência na sociedade moderna e exige consciência, equilíbrio e respeito à natureza.

A região de Pains é uma das maiores reservas mundiais desse recurso natural. Centenas de empresas e milhares de pessoas sobrevivem da extração da pedra calcária neste entorno. Temos aqui um verdadeiro “cluster” formado pela imensidão das reservas. Uma exploração normatizada e consciente tem gerado riqueza e possibilitado a sobrevivência das grutas, cavernas e vegetação mostradas neste livro. O desenvolvimento econômico da localidade, por meio da indústria e do turismo, demonstra o quanto é possível conciliar progresso e preservação ambiental.

As empresas Arapé e Prodoeste estão presentes nesta região e se orgulham de conviver e contribuir para a exploração equilibrada e a proteção deste patrimônio natural.

Além das grutas, cavernas e rochas, Minas Gerais tem outros incontáveis espetáculos naturais, como a nascente do rio São Francisco, a Serra da Canastra e suas cachoeiras, o Lago de Furnas, o cerrado e a Mata de Pains.

Contemplar a beleza singular da natureza desta região é algo que sublima mente e espírito, por isso está entre as coisas que não se devem deixar de fazer na vida.

Aprecie esta obra como merecedor e guardião dos tesouros que lhe serão apresentados, e que estas páginas suscitem o desejo de conhecer e preservar.

Arlindo de Melo Filho
Diretor-presidente
Arapé / Prodoeste

http://www.amep.com.br


Copyright © 2009 - 2018 Grupo PlusSite desenvolvido por: Agência Digital - PlusCriar