Cyro José
Cyro José Soares nasceu na cidade de Formiga, Minas Gerais, tendo vivido até os 18 anos em uma pequena propriedade da família, na zona rural. Seu grande interesse pela natureza vem dessa época e, desde cedo, também seu gosto pela fotografia. Sempre que um parente da capital chegava com uma máquina fotográfica, pedia para vê-la, enquadrar, experimentar…
Em 1969, mudou-se para Belo Horizonte. Cyro fotografa profissionalmente desde 1980. É desse ano o registro de suas primeiras viagens pelo interior do Brasil.
Em 1983, realizou sua primeira mostra fotográfica. Desde então, participa de vários projetos culturais e de diversas exposições e mostras no Brasil e no exterior. Cyro publicou seus trabalhos em várias revistas e livros especializados em fotografia ambiental em Minas Gerais e no Brasil, e tem vários prêmios em concursos fotográficos nacionais. Nos últimos anos, vem trabalhando frequentemente em levantamentos fotográficos ambientais. É especialista em macrofotografia, necessidade geral nesses projetos.
O destaque de seu trabalho são os temas da natureza. Andou pelas regiões mais remotas do País, fotografando tanto o ambiente como o homem que vive nessas paragens. Com isso, reuniu um acervo extremamente rico, com imagens de Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Guiana Francesa, Suriname, Pantanal Mato-grossense, Bahia e Minas Gerais. Em Minas, seu trabalho abrange todos os parques florestais do Estado.
Lançou, em 2008, o livro “Vereda, berço das águas”, com fotos das veredas do sertão mineiro, em coautoria com o geógrafo Ricardo Soares Boaventura.
Em 2009, lançou o livro “Grutas e cavernas” e, em 2010, lançou a obra “Mercados do Brasil – de Norte a Sul”.
Em 2010 participa da fundação do INOT (Instituto de Observação da Terra).
Jacyra Antunes Parreira
Jacyra Antunes Parreira nasceu na Fazenda Paciência, município de Pains, Minas Gerais. Ainda na infância mudou-se para Formiga – MG onde estudou História e, só em 2007, veio para Belo Horizonte. Leciona na PUC Minas, onde, entre outras atividades, coordena projetos de extensão. No mestrado, estudou os movimentos quilombolas da região Centro-Oeste de Minas e, no doutorado, sua pesquisa terá como objeto o tropeirismo no século XIX.
Atribui seu gosto pelas coisas simples do campo ao fato de ter nascido e sido criada na fazenda de seus avós paternos. Sua relação com a natureza e as pessoas das pequenas cidades é estreita, tem prazer em estudar e falar delas.
“Senti-me honrada duas vezes em fazer este trabalho, uma pelo convite de Cyro, amigo de adolescência, e outra pela oportunidade de conhecer pessoas generosas que abriram suas portas, nos chamaram a entrar e, sem pressa, nos ajudaram a trilhar os caminhos sobre as águas do Lago de Furnas.”
Luiz Ricardo
Luiz Ricardo Silva é natural de São João del-Rei, onde cresceu e estudou, na UFSJ, Engenharia Elétrica. Aos 20 anos, mudou-se para Belo Horizonte e concluiu sua formação em Tecnologia da Informação. Atualmente é diretor executivo da Plusinfo, agência de comunicação digital e empresa dedicada ao desenvolvimento de softwares.
Sua intimidade com a natureza vem sendo cultivada desde a infância, ao fazer explorações nas serras de São José e do Lenheiro. Luiz Ricardo conta que as inesquecíveis caminhadas por esses lugares despertaram nele a paixão pelas orquídeas, pássaros e outras preciosidades da natureza.
Seu conhecimento técnico e seu interesse pela conservação dos ambientes naturais lhe proporcionam grande habilidade para coordenar projetos culturais, principalmente os de cunho social e educativo.
Dos projetos culturais em que atuou destacam-se a produção do livro “As grutas e cavernas da província cárstica do Alto São Francisco – Minas Gerais”, a edição da revista digital “Gourmet Virtual” e a produção e coedição da “Revista Sabores”.
Dentre as várias atividades ambientais e socioeducativas, destaca-se a participação na criação do Inot (Instituto de Observação da Terra).