Conheça nossos livros e projetos culturais
A PlusCultura é proponente de vários projetos culturais, exerce a elaboração, produção executiva, divulgação e administração financeira. Em parceria com o renomado fotografo Cyro José criou os livros Grutas e Cavernas, Caminhos Sobre as Águas e Águas da Esperança. Seguindo a linha editorial dos outros dois livros fizemos o livro O Sentido das Águas.
A partir de pesquisas locais, recuperaremos informações sobre a cultura popular e modus vivendi das comunidades desses municípios para registrar, divulgar e valorizar a história, os costumes, as lendas, as tradições populares, os patrimônios culturais e monumentos naturais da região, criando assim seu próprio Registro Memorial.
A compra individual pode ser feita pelo proprio site via PagSeguro. Para maiores quantidades use o formulário no final da página.
“Mais uma vez, pegamos a estrada e fomos descobrir os tesouros de uma região bela e rica da nossa querida Minas Gerais, enveredando pelo cerrado mineiro. Nessa viagem, fomos desvendar os segredos do Alto Paranaíba, explorando as cidades de São Gotardo, Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e o Município sede da microrregião, Patos de Minas.
Seguindo a linha editorial das obras anteriores, buscamos o envolvimento da comunidade, por meio de depoimentos, de textos produzidos pelos cidadãos locais e imagens de fotógrafos profissionais e amadores, que, a todo momento e com as suas lentes, capturam o cotidiano da região.
Convido a você, leitor, apaixonado por nossa cultura como eu, a se deleitar nessa viagem ao Alto Paranaíba, uma importante parcela de nosso grandioso cerrado mineiro.”
(extraído da Apresentação, página 9)
Terceiro volume da série que retrata as regiões de Minas Gerais no entorno do largo de Furnas. Este livro perpetua as referências históricas e culturais dos Municípios de Alpinópolis, Passos, São João Batista do Glória e Delfinópolis, localizados no sudoeste mineiro, pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Grande.
“Oferecemos aqui um recorte baseado em autores das próprias comunidades. Eles ajudaram a registrar a história, o modus vivendi e a natureza de uma das porções mais belas de Minas Gerais.
A riqueza mostrada nas imagens traduz a pesquisa que procurou recuperar informações sobre esses Municípios, o que imprime um caráter coletivo ao livro. Uma autoria composta por obras dos apaixonados pela cultura local, que foram surgindo conforme o itinerário era percorrido. Foram estes que contribuíram para que o livro pudesse transmitir o olhar dos moradores, em sua forma mais autêntica.
Convidamos você a nos acompanhar nesta viagem e a se emocionar, como nós, ao conhecer ou mesmo reencontrar suas origens nas colinas, nos vales e nas águas dessa microrregião.”
(extraído da Apresentação, página 11)
Segundo volume da série que retrata as regiões de Minas Gerais no entorno do Lago de Furnas.
“Este livro corresponde à bela viagem fotográfica pelas águas e arredores da Represa de Furnas, incluindo os municípios de Três Pontas, Boa Esperança e Varginha, com profundas e sensíveis reflexões do escritor.
Nesta viagem, o recorte das cenas revela o olhar do fotógrafo, desde as amplas paisagens do Sul de Minas aos detalhes dos grãos de café, do milho moído em farinha, da intimidade das casas e dessa mineiridade, ao mesmo tempo singela e elegante, tradicional mas também surpreendentemente moderna.
Espírito enlevado diante da beleza exposta, as fotos provocam saudades em quem conhece bem essas cenas de Minas Gerais; pena e melancolia em quem não viveu o amanhecer luminoso de Varginha e o entardecer suave de Boa Esperança, ou quem não foi surpreendido por uma melodia inesperada em Três Pontas.
É chuva turvando a paisagem ou a lágrima emocionada do fotógrafo denunciada pela sua câmera fotográfica?
As fotos convocam o desejo da preservação, na tentativa de congelar a realidade nestas imagens: que não se quebre o encanto!”
(extraído da Apresentação, página 11)
Primeiro volume da série que retrata as regiões de Minas Gerais no entorno do largo de Furnas. Este livro retrata os Municípios de Formiga, Pimenta, Guapé e Capitólio, localizados no oeste mineiro.
“Cyro José, amante do meio ambiente e exímio fotógrafo da natureza, vê aparecer um imenso lago azul, quase um mar entre as montanhas de sua cidade natal.
As fotos foram surgindo espontaneamente. Primeiro as paisagens, as texturas e cores das águas, a flora e a fauna, com suas surpreendentes imagens de pequenas formas de vida, quase sempre despercebidas pela maioria de nós.
Depois, as cidades vizinhas, não poderiam ficar de fora do projeto. Dona Lázara fazendo beiju, a secagem da farinha de mandioca, os quintais, enfim, os meios de sobrevivência das pessoas foram temas que completaram a beleza das imagens captadas pelo artista.”
(extraído da Apresentação, página 11)
Em certa região do Oeste de Minas, encontramos algo que surge da terra, perfazendo uma bela e encantadora paisagem, cheia de surpresas e rastros deixados pelo tempo e pela ação do homem que ali habitou há muitos e muitos anos.
Ali existem cavernas que despertam em nós a curiosidade e, dentro delas, encontram-se verdadeiros tesouros, mistérios capazes de aguçar a imaginação estética das pessoas mais sensíveis.
Cyro José debruça seu olhar criterioso sobre a beleza que ali se encontra, e Lincoln de Barros descreve as impressões desse debruçar. Ambos viajam incontinentes sobre as maravilhas existentes nessas escapulidas da landa.
O olhar do fotógrafo vasculha as entranhas da terra, iluminando as traves do desconhecido. O filósofo certifica a veracidade da beleza intrínseca capturada pelo olhar cambiante do fotógrafo, dirigindo ao mundo interior das grutas coloridas pelo tempo percorrido.
Essas cavernas conservam imagens de tempos idos, resguardadas subterrâneas, tal como acontece em nosso inconsciente coletivo, que abriga profundos mistérios.
Penetrar nessas grutas através das fotos e dos textos deste livro é como resgatar de nosso inconsciente certas imagens surreais de sonhos perdidos.
(extraído da Apresentação, página 15)
Entre em contato com nossa equipe