Águas da Esperança
Quem Faz

Quem Faz

A parceria entre Cyro José e Luiz Ricardo vem de longa data. Começou com a proposta de registro fotográfico das orquídeas de Luiz Ricardo para uma futura produção de um livro de arte. Destas propostas, várias outras surgiram e algumas delas já foram concretizadas.  Todos estes projetos contam com o apoio da PlusGrupo, que envolve as equipes da agência PlusCriar e da PlusInfo, além de montar equipes específicas diversas, de acordo com as necessidades de cada projeto.

 

Os frutos desta parceria são verdadeiras obras de arte como o livro “Grutas e Cavernas”, no qual Cyro vasculha as entranhas da terra para nos mostrar o mundo interior de grutas coloridas da Província Cárstica do Alto São Francisco/MG, com suas esculturas mágicas formadas pela ação da água na rocha calcária, além de rastros da presença humana de 10.000 anos atrás. O texto do filósofo Lincoln de Barros nos conduz por esta viagem, nos ensinando a olhar nossa própria história regional por meio de vestígios arqueológicos, formações geológicas, presença de raros espécimes vegetais e animais, além de explanar sobre nosso inconsciente coletivo por meio dos vários significados simbólicos das cavernas.

 

Depois veio outra obra documental: os diversos “Caminhos sobre as Águas” formados pelo Lago de Furnas. Cyro saiu colhendo paisagens inusitadas do “Mar de Minas” entre as montanhas. Desta maneira registrou os vários tons quentes e cintilantes das águas banhadas pelo sol e os frios e misteriosos refletidos pela lua, duplicando luzes e imagens ofuscadas pelas nuvens carregadas de outras águas. No entorno do nosso mar de águas doces, foram registradas as belezas das cidades de Formiga, Pimenta, Guapé e Capitólio.  O texto da historiadora Jacyra Antunes vem perpetuar as referências históricas e culturais destes municípios. Ela nos conta como o “Mar de Minas” se formou com os desvios do rio Grande e Sapucaí e como suas águas foram tomando conta de tudo: terras, vales, praças, igrejas e cidades inteiras. Tudo ficou submerso em águas e lágrimas. Devagar, as populações do entorno do lago foram descobrindo que aquelas águas eram as do progresso, que trouxeram novas possibilidades de trabalho e renda, novos horizontes, novos caminhos de vida!

 

O trabalho da vez, agora, é o livro “Águas da Esperança”, com o foco no modus vivendi dos municípios de Boa Esperança, Três Pontas, Varginha, Alfenas e Fama todos no entorno do Lago de Furnas. O escritor João Novaes tem a missão de descrever para as letras as belezas e sutilezas que a câmara de Cyro José não consegue captar.  O texto, livre e poético, é direcionado para a história, os costumes, as lendas e tradições populares, os patrimônios culturais e monumentos naturais da região; mostrando, também, que se a formação do lago trouxe sombras de tristeza no ontem, o próprio lago retribui com novas fontes de riquezas e novas potencialidades para o hoje e para o amanhã. Estas são as águas do futuro!

 

Parcerias que geram frutos são parcerias de sucesso!