Águas da Esperança
Cyro José Fotógrafo

Cyro na gráfica Livros na gráfica

Cyro José Soares nasceu na cidade de Formiga, Minas Gerais, tendo vivido até os 18 anos em uma pequena propriedade da família, na zona rural. Seu grande interesse pela natureza vem dessa época e, desde cedo, também seu gosto pela fotografia. Sempre que um parente da capital chegava com uma máquina fotográfica, pedia para vê-la, enquadrar, experimentar…

 

Em 1969, mudou-se para Belo Horizonte. Cyro fotografa profissionalmente desde 1980. É desse ano o registro de suas primeiras viagens pelo interior do Brasil.

 

Em 1983, realizou sua primeira mostra fotográfica. Desde então, participa de vários projetos culturais e de diversas exposições e mostras no Brasil e no exterior. Cyro publicou seus trabalhos em várias revistas e livros especializados em fotografia ambiental em Minas Gerais e no Brasil, e tem vários prêmios em concursos fotográficos nacionais. Nos últimos anos, vem trabalhando frequentemente em levantamentos fotográficos ambientais. É especialista em macrofotografia, necessidade geral nesses projetos.

 

O destaque de seu trabalho são os temas da natureza. Andou pelas regiões mais remotas do País, fotografando tanto o ambiente como o homem que vive nessas paragens. Com isso, reuniu um acervo extremamente rico, com imagens de Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Guiana Francesa, Suriname, Pantanal Mato-grossense, Bahia e Minas Gerais. Em Minas, seu trabalho abrange todos os parques florestais do Estado.

 

Lançou, em 2008, o livro “Vereda, Berço das Águas”, com fotos das veredas do sertão mineiro, em coautoria com o geógrafo Ricardo Soares Boaventura.

 

Em 2009, lançou o livro “Grutas e Cavernas” e, em 2010, lançou a obra “Mercados do Brasil – de Norte a Sul”.

 

Em 2010 participou da fundação do INOT (Instituto de Observação da Terra), sendo membro integrante até a presente data.

 

No ano de 2011, lançou o livro “Caminhos sobre as Águas”, registrando imagens de cidades da região oeste e sudoeste do Lago de Furnas: Formiga, Pimenta, Guapé e Capitólio.